A globalização do jovem no meio rural
O presente trabalho propõe analisar como os jovens do meio rural estão inseridos no mundo globalizado à medida que as novas configurações sociais revelam níveis de influências significativos gerando mudanças de comportamentos nessa parcela da população. Especialmente, interessa analisar a concepção de globalização cultural e suas implicações para a juventude do campo .Leva-se em consideração o campo como um espaço não urbano e que desenvolve atividades agrícola e pecuária, além de apresentar uma maneira própria de relações sociais cultura e de trabalho .Para construção deste artigo adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturas com jovens que habitam a zona rural.
Palavras Chaves: Globalização, Juventude, Meio Rural.
1 INTRODUÇÃO
O conceito global esta relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distancias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Podemos dizer que e um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas, os governos e as empresas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou até mesmo de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta junto com a televisão a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai cada vez mais ligando as pessoas e espalhando as ideias, formando assim uma grande aldeia global.
2 OS JOVENS NO CONTEXTO GLOBALIZADO
A formação do adolescente é muito importante na vida do indivíduo e nessa fase que o individuo vai acumulando experiências passadas e vai