Um Olhar Sobre a Sociedade Actual
Introdução
A sociedade, em que eu vivo, ou seja, a minha sociedade, apresenta várias característica, umas boas, outras nem tanto.
A sociedade actual não apareceu hoje, isto é, ela têm origens, origens consequentes de uma evolução que se deu ao longo dos tempos em todo o Mundo.
A sociedade baseia-se na Informação, no Conhecimento, na Inteligência na Criatividade, no Sentimento, nas Pessoas, pois as pessoas e a sua mentalidade fazem a sociedade.
Não devemos ignorar a realidade, ou seja, temos de nos adaptar a sociedade em que estamos.
A socialização começa no dia em que nascemos, no nosso crescimento com a família, na escola, com os amigos, mais tarde no trabalho, com colegas, esta, dura toda uma vida.
Sociedade Rural vs Sociedade Urbana
Actualmente podemos distinguir dois grupos nesta sociedade: “vida rural” e “vida urbana”. Ao longo dos anos a sociedade rural têm tendência para migrar para o meio urbano, isto é, para a cidade.
No entanto só se verificam níveis mais elevados de migração da “cidade” para o “campo” nos períodos de catástrofe social.
Mas viver no campo ou na cidade tem as suas vantagens e desvantagens.
Características da Sociedade Rural
A sociedade rural tem como principal ocupação a agricultura, mas esta não constituí objecto especifico da sociologia rural.
A natureza “domina” em relação aos ambientes criados pelo homem, e portanto existe uma relação directa com a mesma.
A densidade demográfica é menor que nas comunidades urbanas, e como tal as populações são mais homogéneas no que diz respeito as características raciais e psico-sociais.
A diferenciação e estratificação rurais são menos evidentes do que no meio urbano.
No entanto, viver no campo tem as suas desvantagens, como por exemplo, viver privado de um grande número de recursos/serviços que podem contribuir para o nosso conforto e bem-estar; os meios de transporte são muito morosos; grande dependência do “tempo” devido as actividades