EXPERIENCIA DE MRU
Física Experimental I
Movimento Retilíneo Uniforme
Nome: Marcel
Turma nº 3003 – Terça-Feira – Noite – 2º Horário
Resumo Através do experimento, utilizando-se uma esfera através de uma trajetória definida, foi calculado as velocidades média através da marcação de tempo e distancias percorridas.
I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O objetivo da experiência era de entendermos o MRU, através da utilização de uma rampa graduada e uma esfera, onde lançaríamos a esfera através da rampa, e tomaríamos anotações de distancia ou tempo para obtenção e suas velocidades, tempos e posições.
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Inicialmente definiu-se dois pontos, que foram chamados de ponto A e B, a partir desses determinou-se os vetores OA,OB E OC.
Para isso se determinou as coordenadas correspondentes aos pontos A e B através de uma trajetória qualquer que definimos entre os pontos, após marcamos em um lugar qualquer um ponto C(14,18) e unimos com uma reta ao ponto A que dará origem um segmento de reta vetor AC. Através do calculo vetorial C-A temos o módulo desse vetor determinando que esse deslocamento AC é uma grandeza vetorial.
Segunda parte
Em um plano inclinado a 15° soltamos a esfera e cronometramos o tempo que a mesma leva para atingir as distâncias de 10, 20, 30, 40 m assim podendo calcular sua velocidade média, após a tomada desses tempos determinamos um tempo qualquer e anotamos o seu percurso para compararmos com a velocidade calculada.
III. RESULTADOS OBTIDOS
Primeira parte
Marcado em um papel milimetrado dois pontos qualquer e tiramos as coordenadas X,Y. A(5,13) 5i+13j e B(13,26) 13i+26j. Traçamos duas retas partindo da origem até o ponto A e outra até o ponto B. Depois definimos um outro ponto qualquer C(14,18) unimos ao ponto A gerando um vetor AC o qual calculamos o suas coordenadas. AC= C-A=(14-5, 18-13) AC=(9,5) 9i+5j.
Segunda parte
Descida da esfera nos pontos:
X m
T s
V m/s
10
2,61
3,83
20