Comunicacao empresarial
Pimenta (2004,p.99) caracteriza a comunicação empresarial. como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisas, endomarketing e marketing.
Por sistêmico, Cahen entende permanente, ou seja, atividade constante. Não é, pois, atividade apenas para resolver problemas momentâneos, para apagar incêndios ou “quebrar um galho”. Também não deve a comunicação empresarial precisa estar relacionada com os altos escalões da empresa. Por isso, é estratégica.
Os autores afirmam ainda que o poder da propaganda sobre as outras linguagens de comunicação é herança de um ambiente empresarial sem concorrência entre as empresas e sem variedade de opções para o consumidor. Hoje, a concorrência e as opções de produtos à venda no mercado exigem nova postura comunicacional das empresas. Daí a necessidade de comunicação da empresa com a sociedade, com o consumidor, com os seus trabalhadores, com autoridades e governo. Os consumidores, por exemplo, cada vez mais querem que os produtos que consomem não prejudiquem a camada de ozônio, querem melhores preços e produtos biodegradáveis; assistência técnicas e respeito aos direitos trabalhistas. Enfim, os consumidores querem saber o que move a empresa além do lucro.
Para Minicucci (1995,p.248) ainda,”uma boa organização deverá possuir um sistema de comunicação eficiente”, visto que dificilmente há um aspecto da tarefa do administrador que não envolva comunicação. Além disso, é de considerar que muitos acertos, enganos, distorções são cometidos porque as comunicações dentro das empresas não se efetivam, ou seja, são mal compreendidas. È pela comunicação que se estabelecem os objetivos de uma empresa; é por ela que se diz aos empregados o que eles se espera; é por ela que se lhes diz quais são os recursos que estão à