Comunica O E Memoria
Disciplina: Comunicação, Cultura e Memória
Professor: Gérson
Aluna: Laís de Souza Santos
Matricula: 89032
Trabalho 1
Nada por aqui é como antes, parece que ainda consigo ouvir os gritos em meio às brincadeiras, o sabor do picolé da esquina, o vento que cortava o rosto ao balançar. Cresci em meio a este cenário, a Praça 1° de Maio a dois quarteirões de minha casa, onde só havia espaço para as mães lerem seus livros enquanto seus filhos se divertiam ora no “parquinho”, ora na quadra, ora em meio ao verde das árvores.
A Praça 1° de Maio é aquelas praças típicas de bairro, localizada no bairro Marta Helena em Uberlândia, onde serve de lazer, ponto de encontro, descanso para os moradores. Foi neste local em que passei boa parte de minha infância, pois a praça além de ficar perto da minha casa é também próxima a escola onde cursei o primário, e já que lá não era possível fazer educação física íamos para a praça duas vezes na semana para prática desta aula.
Esta praça foi quando construída contava com um parquinho na areia com vários brinquedos, uma quadra de esportes, banheiros com bebedor de água, muitos bancos, árvores, muito espaço verde pra descontrair, descansar e brincar, era possível notar que o comércio começava a ganhar o espaço ao redor da praça, devido ao elevado número de pessoas que lá freqüentava.
Bom, hoje tudo isso ficou no passado, o que dava lugar a brincadeiras de criança, de lazer para moradores, ao descanso das atividades diárias, virou palco para criminalidade, e é ai que pensamos o que está havendo com nossas cidades nos dias atuais?
Ao sentar no velho banco da praça que não é tão bem conservado como antigamente, paro para refletir o que foi feito de tudo aquilo que a pracinha (como é chamada) representava, ali era pra ser um cenário de alegrias e hoje traz uma criminalidade expressa a cada canto.
O local que era destinado aos banheiros foi destruído, pois estava sendo utilizados como abrigo para os usuários de