Sistemas de entrada e saída
WASHINGTON REIS
LUAN
BRUNO
Sistema de Entrada e Saída
GAMA
2013
INTRODUÇÃO
Entrada/Saída (E/S) compreende todas as maneiras como o computador se comunica com os usuários e outras máquinas ou dispositivos. Os dispositivos de entrada aceitam dados e instruções do usuário e os dispositivos de saída retornam os dados processados, isto é, informações de volta ao usuário. Estudaremos agora as principais características deste de sistema.
Sistema de Entrada e Saída
Dentre as inúmeras funções do SO, também é de sua responsabilidade controlar os dispositivos de E/S de um computador. Para isso, o sistema operacional pode enviar comandos aos dispositivos, tratar interrupções e erros, além de fornecer uma interface entre os dispositivos externos e o sistema.
Os dispositivos podem ser do seguinte tipo:
1. Armazenamento: discos magnéticos, discos ópticos, fitas, etc.
2. Transmissão: placas de rede, modem, etc.
3. Interface homem-máquina: monitor, teclado, mouse, etc.
Basicamente, todo dispositivo se comunica com o sistema computacional enviando sinais via cabo ou através do ar. Para isso, os dispositivos utilizam um ponto de conexão chamado porta (serial ou paralela). Um conjunto de fios condutores é chamado de barramento. Podemos definir um barramento como uma estrutura de interconexão que possui um protocolo bem definido para a transmissão das mensagens. Este protocolo especifica o que podem ser enviado pelos fios condutores. Todo dispositivo de E/S está conectado ao sistema computacional através de uma controladora. Esta controladora é um dispositivo eletrônico que pode operar uma porta, um barramento ou um dispositivo. Em outras palavras, a controladora é um módulo responsável pela interface que é feita entre o sistema e os dispositivos.
Dentre as suas principais funções estão:
1. Controle e temporização.
2. Comunicação