Comunica O E Express O Em L Ngua Portuguesa Fun O Da Linguagem
THALIA BATISTA LOBO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
SÃO PAULO
2015
THALIA BATISTA LOBO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Trabalho apresentado à disciplina de comunicação e expressão em língua portuguesa do curso técnico em transações imobiliárias no Instituto Monitor.
Professora: Vanda Cristina Gumiero Franco
São Paulo
2015
ÍNDICE
1. Introdução pág. 04
2. Função referencia l pág. 05
3. Função metalinguística pág. 06
4. Função poética pág. 07
5. Função expressiva pág. 08
6. Função apelativa pág. 09
7. Função fática pág. 10
8. Conclusão pág. 11
9. Referências bibliográficas pág. 12
INTRODUÇÃO
A comunicação pode ser transmitida por meio de uma linguagem verbal ou não-verbal. Todo tipo de comunicação tem seu propósito distinto, ou seja, aconselhar, emocionar, convencer, informar, entre outras finalidades.
A linguagem possui diferentes funções e características específicas que dão à devida finalidade a mensagem que será transmitida como veremos ao decorrer deste trabalho.
Função referencial
Função Referencial é a linguagem que transmite uma informação objetiva. Essa linguagem é predominante em discursos científicos e notícias jornalísticas, pois contém objetividade nas informações colocando em evidência o assunto ao qual se refere.
Exemplo:
“Menina de sete anos morre vítima de bala perdida no Grande Recife."
(<http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/04/menina-de-sete-anos-morre-vitima-de-bala-perdida-no-grande-recife.html>)
Nessa notícia jornalística o assunto está colocado com clareza e objetividade para que os leitores entendam o que de fato se tratará o artigo no qual irão ler.
Função metalinguística
Função Metalinguística é a utilização do código para