COMUNICA O SOCIAL
Desde o principio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre emissor e um receptor que decodifica (interpreta) uma determinada mensagem.
Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas.
As outras formas de comunicação que recorrem a sistemas de sinais não linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, etc., são denominadas comunicação não verbal.
O conceito de comunicação social é algo tão antigo como o próprio homem. Desde o uso de objetos naturais e artificiais como suporte materiais de dados de mensagens, com intenção de memória, passando pela fase pictórica ou de representação de objetos e situações cotidiana através da pintura rupestre com finalidade mágico-religiosa; também a fase ideológica ou de associação de símbolos pictóricos representando, objetos, ações e ideias (hieróglifos), até a fase fonética ou de representação de sons articulados da linguagem oral a partir da invenção do alfabeto (na Fenícia, 3.000 a.C.). “Todo este processo leva-nos a comprovar o interesse do homem pré-histórico em manifestar suas possibilidades de comunicação, inerentes à sua essência social”.
“Ainda dentro do processo histórico, as tábuas de argila que se coziam ao fogo para que adquirissem dureza, assim como a pedra, o bronze e o cobre gravado, serviram também como suportes materiais de mensagens destinadas a perdurar e a circular através dos espaços geográficos. Do mesmo modo que o papiro, o pergaminho e mais tarde o papel contribuíram para o desenvolvimento da linguagem escrita como a modalidade predominante da transmissão de mensagens á distância, no tempo e no espaço. Entre suas finalidades prevaleciam a informação noticiosa ou