Comunica O Interpessoal
Aluna: Elisa de Freitas Carneiro
RGU: 08100212
Disciplina: Comunicação Interpessoal
Pesquisa sobre Comunicação Interpessoal
"Comunicação Interpessoal": definição, elementos considerados no processo, relevância, seus aspectos positivos e negativos.
A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre pessoas. Sendo, o processo de criação de relações sociais entre pelo menos duas pessoas que participam de um sistema de interação. A comunicação interpessoal pode ser definida como o método pelo qual a informação é trocada e entendida por duas ou mais pessoas, normalmente com o intuito de motivar ou influenciar o comportamento. O processo de comunicação acontece, quando os indivíduos interagem reciprocamente, colocando-se um no lugar do outro. A interação envolve, pois, uma incorporação de papéis recíproca, e uma empatia mútua de habilidades. A Comunicação Interpessoal é importante em diversos segmentos ao longo de nossas vidas, já que sabemos que cada interlocutor (Pessoa que toma parte da conversação) troca informações baseadas em seu contexto cultural, vivências e emoções. O método de comunicação prevê em sua obrigatoriedade em que haja a existência mínima de dois indivíduos sendo o emissor e o receptor, cada qual com seu repertório individual irão transmitir a informação segundo seu conjunto de particularidades e aquele que recebe tal mensagem agirá da mesma maneira de acordo com seu próprio filtro cultural. Para então minimizar esta diferenciação de conceitos culturais foi criando ao longo do tempo meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal.
As comunicações interpessoais podem ser realizadas de forma direta e imediata ou podem ser indireta e mediada. A comunicação direta e imediata acontece quando as pessoas estão cara a cara. Elas se relacionam, principalmente, por meio da fala e da gesticulação. Exemplo típico de comunicação