Comunica O Interpessoal E Organizacional
Comunicação interpessoal
A comunicação está contida em nossa vida, desde criança. Sendo ela verbal ou não verbal, está presente em diversos exemplos do nosso dia-dia, como em uma conversa no happy hour, em um gesto de desaprovação no trânsito, na sala de aula, em uma peça de teatro ou em um diálogo entre surdos-mudos, ou seja, é impossível separar nossa vida das nossas necessidades de comunicação.
Mas a comunicação vai além das palavras, pois existe um vasto elenco de códigos e símbolos que traduzem o que está sendo falado, exemplo, LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) usadas pelos deficientes auditivos. Conhecida como linguagem não-verbal ou não-escrita, muitas mensagens são transmitidas por um corpo que sente e que fala por meio do sorriso da alegria, do olhar que desaprova, aceno de mão, por exemplo. O rosto vermelho, a gagueira e o tremor das mãos compõem manifestações físicas sinalizando estados de irritação, de insegurança, de medo ou de cansaço.
A comunicação é tida como uma arte. E como tal exige técnica, percepção e sensibilidade e isso ainda é problema para muita gente e empresas. Geralmente, os "ruídos de comunicação" surgem a partir da não identificação ou descumprimento de regras essenciais. Muitas vezes nos deparamos com a sensação de desconforto após termos emitido uma mensagem e o resultado ter foi aquele que esperamos. O emissor tem a certeza de ter atingido o seu objetivo, o que nem sempre é verdadeiro.
A comunicação só se processa realmente, quando o receptor compreende exatamente o que lhe foi transmitido e para que isso aconteça muitos fatores estão envolvidos ainda que muitas pessoas não percebam. Não importa com quem se fala ou que se fala.
Elementos: como: Clareza, Objetividade, Vocabulário, Dicção, aspectos emocionais e psicológicos do emissor e do receptor são fatores determinantes para o alcance da compreensão necessária.
A ausência ou o comprometimento de um destes elementos