Comunica o Administrativa
Administrativa
Auxiliar Administrativo
Prof. DJALMA ENES
Comunicação
Administrativa
• A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração, atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização. Comunicação
Administrativa
• Por se constituir no eixo principal de locomoção do trabalho rotineiro normas, instruções. portarias, memorandos, cartas técnicas, índices, taxas, acervos técnicos - é o que demanda maior complexidade, transformando-se, por conseguinte, em uma das maiores fontes de problemas e ruídos das organizações.
PROBLEMAS
• Entre os problemas, distorções e falhas comuns no sistema de comunicações administrativas, os fatores mais apontados por gestores e usuários são:
•
Indefinição clara de responsabilidades - quando não há transparência e clareza sobre a tipologia e qualidade das comunicações cotidianas e as responsabilidades funcionais das áreas sobre o processo informativo.
PROBLEMAS
• Falta de conhecimento pleno do negócio – parcela ponderável do corpo gerencial não possui pleno conhecimento do negócio da organização. Muitas companhias produzem um leque amplo de produtos. O sistema de comunicação precisa “vendê-los”, apresentá-los aos públicos internos. E alguns produtos não são conhecidos como deveriam ser.
PROBLEMAS
• Dissonâncias normativas – as próprias normas e instruções a serem transmitidas não apresentam clareza, dificultando a compreensão e a interpretação dos próprios codificadores das mensagens. Não se pode esperar boa comunicação de quem não compreende muito bem a coisa a ser comunicada.
PROBLEMAS
• Excesso de informações - a quantidade excessiva de normas, instruções e informações de todos os tipos acaba prejudicando o manuseio, a decisão de leitura, a assimilação, o arquivamento e a posterior