comte
Os princípios subjacentes da sociedade são o egoísmo individual, que é incentivado pela divisão do trabalho, e a coesão social se mantém por um governo e Estado forte.
Rejeitou a democracia e esperava um governo que seria construído por elite intelectual.
Comte substituiu a adoração a Deus por uma “religião da humanidade”; um sacerdócio espiritual de sociólogos seculares guiaria a sociedade e controlaria a instrução e a moralidade pública.
Discurso sobre o espírito positivo
Superioridade mental do Espírito Positivo – Lei dos 3 Estados
Teológico: puramente provisório e preparatório; situação inicial da nossa inteligência, busca a origem das coisas, as causas essenciais e primárias/finais e seu modo fundamental de produção (conhecimentos absolutos). O fetichismo , a adoração dos astros (fase mais elevada), quase não difere por animais adorados.
2ª fase: verdadeiro politeísmo, estado precedente, livre predomínio da imaginação, ao passo de que antes tinha prevalecido nas teorias humanas. A filosofia sofre uma profunda transformação, que o conjunto do seu real pode comportar, por isso que nela a vida é enfim retirada os objetos matérias, para enfim ser transportada a seres fictícios, invisíveis, cuja a intervenção ativa seria todos os fenômenos exteriores e humanos. Esta época é a do seu maior ascedente, ao mesmo tempo mental e social. A maioria da nossa espécie não saiu ainda de semelhante estado, na escola da raça negra e na parte menos avançada da branca.
3ª fase: o monoteísmo começa a aparecer, com a união dos deuses; restringe cada vez mais o domínio anterior da imaginação e permite desenvolver gradualmente o sentimento universal, ainda quase insignificante, da sujeição forçosa de todos os fenômenos naturais a leis invariáveis.
Se essas fases experimentaram crescente