compósito cimentício com adição de paticulas de borracha
2996 palavras
12 páginas
COMPÓSITO CIMENTÍCIO COM ADIÇÃO DE PARTÍCULAS DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS255
COMPÓSITO CIMENTÍCIO COM ADIÇÃO DE
PARTÍCULAS DE BORRACHA DE
PNEUS INSERVÍVEIS
Mara Regina Pagliuso Rodrigues
Osny Pellegrino Ferreira
Escola de Engenharia de São Carlos, USP, São Carlos, SP, Brasil, e-mails: marar@sc.usp.br; osnypefe@sc.usp.br
Resumo
Este trabalho investiga as propriedades de compósitos contendo a adição de partículas de borracha obtidas pela trituração mecânica de pneus inservíveis em uma matriz de cimento Portland, com propriedades mecânicas adequadas à produção de painéis cimentícios. As partículas de borracha são selecionadas segundo suas dimensões e submetidas a prévio estudo granulométrico, para obtenção de sua melhor compacidade, e a seguir aglomeradas com pasta de cimento Portland, contendo adições à base de látex em emulsão e aditivos superplastificantes à base de cadeias de éter-carboxilatos, para redução da água de amassamento e adequada fluidez. Com essa argamassa, associada a uma armadura não metálica constituída de telas de fibra de vidro tipo “E”, podem ser produzidas placas utilizáveis em revestimentos especiais para absorção acústica, painéis tipo drywall, etc. A transformação dessa borracha proveniente da reciclagem de pneus em novos produtos para a construção civil acarreta a mitigação do impacto ambiental gerado pelos pneus inservíveis e possibilita a transferência para o setor produtivo dos conhecimentos desenvolvidos.
Palavras-chave: compósito, reciclagem, pneus, borracha, resíduo, fibra de vidro.
Introdução
O desenvolvimento de materiais ecologicamente corretos e a melhor adequação dos processos de produção no âmbito da construção civil são necessários para mitigar os problemas ambientais no mundo contemporâneo.
São significativas as interferências das atividades da construção civil no meio ambiente, que decorrem das ações inerentes ao processo produtivo, incluindo tanto a obtenção dos insumos básicos, a