Computcao
Na formação da América, as muitas diferenças de colonização, mas também há semelhanças.
Como se pode notar, há conceituações diferentes da politica, tomando como titulares as Américas Portuguesa, Espanhola e Inglesa.
Enquanto na América Portuguesa e na Espanhola havia uma soberania, ou por assim dizer, Império ou reinado dos colonizadores e reis para com os colonos e nativos, com uma organização “no caso do Brasil” as capitanias hereditárias, capitanias divididas para os ricos e nobres de Portugal, já “no caso, por exemplo, Chile” as terras errão da corroa e claro as riquezas, enquanto na América Inglesa havia uma liberdade politica com as treze colônias.
A economia na América Portuguesa era baseada na produção de cana, açúcar e exportação de escravos. Na América Hispânica era baseada na mineração de metais preciosos, com mão de obra nativa. Já na América Inglesa a economia era baseada na produção de algodão, exportação de escravos formando o comercia triangular, e é claro “roubo de metais preciosos da Espanha”.
Na sociedade americana, a espanhola, o povo era a base, os trabalhadores, havia acima deles os que erram nascidos na Espanha, e os filhos de espanhóis. Já na América portuguesa, erram os donos das terras, os religiosos, e abaixo os nativos e escravos. Já na Inglesa havia os puritanos, os ladroes, os que foram expulsos da Inglaterra os escravos e os nativos.
A América Inglesa é a mais voltada à religiosidade como todas as outras, mas “Os puritanos” vindos especificamente por viverem em conflitos com os anglicanos da Inglaterra, na Espanhola eram católicos, sedo que na maioria os nativos trabalhavam para pagar a “catequese”, e na portuguesa o catolicismo, já que a desculpa da colonização era catequisar os índios que não tinham alma nem conheciam