Aspe
UP:
Circuito:
Data:
Período:
Disciplina: Abordagens Sócio-Políticas da Educação
Tutora:
Acadêmicos:
Qual relação existe entre sociedade, política, cultura e educação?
A educação no Brasil tem como próprio país características que a tornam única, cheia de promessas e expectativas, principalmente no como se dá a relação no caso professor- aluno. Por isso a docência vive nos dias atuais uma crise que vem acompanhada de uma serie de fatos negativos.
A história nos mostra que apesar das intensas lutas do povo, o Brasil foi mantido numa situação de dependência. A visão idealizada e a realidade concreta do ensino nos levaram a perceber a contradição que há entre educação e direitos humanos.
As grandes desigualdades na distribuição de renda e de poder foram responsáveis por infâncias distintas para a classe também distintas. O ensino estava sendo feito a sombra de uma sociedade determinada, onde a criança mais abastarda eram educadas por professores particulares e os filhos dos pobres desde muito cedo eram considerados força produtora. Vale lembrar que, ainda é muito recente a busca pela democratização obrigatória e presenciamos agora a sua ampliação. Aprendemos com Paulo Freire que educação e pedagogia dizem respeito a formação cultural do individuo. Portanto em contexto “em que não há garantia de direitos humanos acentuam-se desigualdades e a injustiça social’’. Do exposto fica claro que o encaminhamento que damos para uma sociedade é o mesmo que daremos para a educação.
A educação tem um papel vital para a sociedade ao qual traz diretrizes para o ser humano dando sentido ao ser enquanto subjetivo e do existir enquanto agente contaminador, transformador e dinamizador de conhecimento. Sendo que um povo é conhecido por suas práticas educativas, os quais assim transferem a cultura ao modo de pensar, de agir, de vestir e de reagir a situações externas.
Se de um lado, devemos levantar a bandeira da tolerância,