Computação
CAMPUS “JANE VANINE”
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
RESUMO DO TEXTO: O CONHECIMENTO: SIGNIFICADO PROCESSO E APROPRIAÇÃO
Cáceres oito de abril de 2013
Acadêmico: Ewerton Luiz Utrago Gonçalves
Docente: Josiane
Disciplina: Filosofia da Educação
2º Semestre
O CONHECIMENTO: SIGNIFICADO PROCESSO E APROPRIAÇÃO
O conhecimento é alguma coisa tão corriqueira que nos não nos perguntamos pelo que ele é, pelo seu processo, sua origem e sua forma de apropriação. Aos poucos, vamos adquirindo entendimento das coisas que nos cerca, por isso acostumamos com esse entendimento adquirido espontaneamente, nunca nos perguntamos sobre o que é o conhecimento.
Ao introduzirmo-nos no âmbito da filosofia não podemos de forma alguma, adentrar no seio da reflexão filosófica, o que é uma reflexão crítica, sem nos questionarmos sobre esses elementos. A filosofia é uma forma de conhecimento.
Vamos estabelecer uma forma de entendimento sobre conhecimento. 1. CONCEITUAL DO CONHECIMENTO.
Conceitual do conhecimento.
Perguntamos a alguém o que ele entende por conhecimento, a resposta é a seguinte: “É aquilo que aprendemos nos livros ou que aprendemos com nossos professores, com nossos pais”. Esta resposta não esta inadequada, mas insatisfatória; pois diz onde adquirimos o conhecimento, mas não sobre o que é.
Ouvimos dizer que o conhecimento é a elucidação da realidade. A palavra elucidar vem latim, significa “trazer à luz muito fortemente”. A luz do elucidar tem a ver com incidência da luz da inteligência não com a luz da física; tem a ver com inteligibilidade. O conhecimento é a forma de tornar a realidade inteligível, transparente e clara. É o meio pelo qual se descobre a essência das coisas. O ato de conhecer, como o ato de elucidar, é o esforço de enfrentar o desafio da realidade. Essa realidade pode ser um único objeto, como pode ser uma rede deles. O que importa, para o conhecimento, é tornar essa realidade compreendida. No