computação
a) Descrever uma arquitetura genérica de um computador com foco na CPU e na Hierarquia de Memória.
A arquitetura de um computador segue em:
1- Codificar instruções que podem ser armazenadas na memória e sugere que use cadeias de uns e zeros (números binários) para codifica-los.
2- Armazenam na memória as instruções e todas as informações que são necessárias para a execução da tarefa desejada.
3- Ao processar o programa, as instruções são buscadas diretamente na memória, aquelas que são acessadas com menor frequência ficam mais distantes do processador e são armazenadas em memórias mais lentas, de baixo custo e alta capacidade de armazenamento, e as acessadas com maior frequência ficam mais próximas do processador e armazenada em memórias rápidas, de alto custo e de baixa capacidade de armazenamento.
b) Descrever a dinâmica de processamento de uma instrução desde a busca da instrução e dados na memória principal (BLOCO), a função da memória cache; o relacionamento desta com o princípio de localidade espacial e temporal.
- Cada vez que o processador precisa acessar um bloco, a busca se dá, primeiramente, nas linhas da Memória Cache. Se a informação está armazenada ali, chamamos a isso de hit, caso contrário, a busca e a transferência da informação será feita na Memória Principal.
- Por conta do gargalo existente entre Processador e Memória Principal, na busca por minimizar o impacto causado por essa “espera” obrigatória, do processador pelos ciclos da MP, foi desenvolvido um elemento intermediário entre Memória e Processador, que se tornou indispensável nos sistemas atuais de computação: Seu nome - Memória CACHE.
- A Localidade Temporal: Que diz respeito ao intervalo de tempo em que o processador faz acesso à Palavra da Memória – Se um Bloco foi acessado recentemente, há grandes chances probabilidades de que ele seja novamente acessado em breve, durante a execução de um programa. - A