computação
Instituto federal do Pará
Enilton Borges Braga
Arquitetura e organizações de computadores
Organizações avançadas de DRAM
CASTANHAL 2014
SDRAM
Synchronous dynamic random access memory (SDRAM) é uma memória de acesso dinâmico randômico (DRAM) que é sincronizada com o barramento do sistema,[][]ou mais precisamente, com a transição de subida do clock da placa-mãe . Permite uma operação mais justa com a CPU pois o CPU saberá exatamente quando os dados estarão disponíveis. []Diferente das memórias DRAM clássicas, que possuem uma interface assíncrona, e por isto respondem tão rápido quanto possível a mudanças nas entradas de controle, a SDRAM possui uma interface síncrona, significando que ela espera pelo sinal do clock antes de responder às entradas de comando e é portanto sincronizada com o barramento do sistema do computador.
A mudança mais significativa, e a razão primária pela qual a SDRAM suplantou a RAM assíncrona, é o suporte a múltiplos bancos internos dentro de um chip DRAM. Usando uns poucos bits de "endereço do banco" que acompanham cada comando, um segundo banco pode ser ativado e começar a ler dados enquanto a leitura do primeiro banco estiver em progresso. Por alternar os bancos, um dispositivo SDRAM pode manter o barramento de dados continuamente ocupado, em uma forma que a DRAM assíncrona não pode.[]SDRAM é largamente usada em computadores; a partir da original SDRAM, mais gerações de DDR (ou DDR1) e então DDR2 e DDR3 entraram no mercado de massas, com a DDR4 atualmente sendo desenvolvida e prevendo-se estar disponível em 2013.
(Fontes.pt.wikipedia.org)[
DDR SDRAM (Double data rate SDRAM): forma de SDRAM desenvolvida posteriormente, usada para memórias de computador iniciando em 2000.[ ]Versões subsequentes são numeradas sequencialmente (DDR2, DDR3, etc.).[ ]DDR SDRAM internamente realiza acessos de dupla largura de acordo com a taxa de clock, e usa uma taxa