Computação
Hardware - O que é preciso saber.
Antes de começar a montar o pc, temos que ter em conta qual a finalidade do mesmo, para definir o material a usar.
Selecção dos componentes:
Irei dar como exemplo um pc em plataforma Intel 775.
Geralmente, o processador é a primeira peça a ser escolhida. A escolha dos restantes componentes será feita em torno do processador.
Para um utilizador dito normal, um bom processador basta. Para um aficionado pela informática (gamers, overclockers, etc), existe uma maior selecção, até dentro do mesmo modelo (qual o stock Vcore, se é bom overclocker ou não, se aquece muito ou não, etc)
O segundo componente será a motherboard, onde teremos que ter em conta os seguintes aspectos:
1.O tamanho – grande parte do nosso projecto pode depender desta escolha. Existem dois modelos: ATX/BTX e micro ATX.
2.O socket – Para funcionar, terá que ser compatível com o processador. Mas não passa apenas pelo socket: um processador 775 pode não funcionar numa board 775 por vários motivos, tais como:
a.Arquitectura do processador (45nm ou 65nm)
b.FSB : 1066 MHz ou 1333 MHz
c.Chipset: este ponto é mais para os aficionados - consoante o chipset da board (x58, p35, etc) a board tem melhor ou pior qualidade de overclock e o suporte para SLI ou Crossfire (duas ou mais placas gráficas ligadas entre si, sendo o SLI da nVidia e o Crossfire da Ati).
3.Memória Ram – Um dos componentes que pode ou não ter um peso considerável tanto na nossa máquina como no nosso orçamento, não só na escolha da board mas também pela escolha das ditas memórias. Tendo em conta os modelos actuais, aquando a aquisição temos que ter os seguintes factores:
a.Arquitectura: DDR2 ou DDR3
b.Velocidade: 667, 800 ou 1000 Mhz no caso das DDR2 e 1066, 1333, 1600, 1800 e 2000 no caso das DDR3
Após escolhidos estes componentes, e tendo em conta todas as observações feitas anteriormente para a selecção dos componentes,