Computação e educação
Caio Renan Bergjohann 1
Resumo: Com a tecnologia avançada que possuímos hoje, seria completamente viável a utilização do computador na sala de aula como ferramenta de ensino. Sabendo-se que na sociedade atual praticamente tudo e todos são controlados por maquinas, a interação por meio da mesma, pode auxiliar no procedimento de formação de futuros profissionais melhores preparados para encarar a sociedade e garantir seu espaço no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Tecnologia na Educação, Computadores nas Escolas, Informática.
Computadores na Educação
Atualmente a sociedade já tem se habituado à invasão da tecnologia na nossa casa e no nosso ambiente de trabalho. Gradativamente o computador vem se tornando mais necessário em nosso meio, aos poucos ele está se espalhando por todas as áreas e nos obrigando a aprender a conviver com seu uso profissionalmente e pessoalmente.
Assim como no trabalho, o computador também tem se envolvido nas escolas, relacionando-se com os alunos através da informática como “uma máquina que possibilita testar ideias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.” (ALMEIDA, 2000, p. 79). Dentro de suas possibilidades, que são quase infinitas, o computador criou um enorme avanço em termos de trabalhos, reduzindo custos, elevando a produtividade e otimizando a qualidade do trabalho e dos serviços. Já na educação, seu papel foi de grande importância, derrubando totalmente as barreiras do espaço físico, permitindo aos alunos viajar sem sair de suas cadeiras, se comunicarem com qualquer pessoa em qualquer lugar através da internet; além disso, proporcionou a propagação da criatividade, na construção de textos, edição de imagens e vídeos, jogos e musicas, e o melhor, simultaneamente.
Mas mesmo portando tantas possibilidades, temos que ter a consciência de que o computador não foi exclusivamente feito