Computação quântica e ubíqua
Curso: Jogos Digitais
Aluna: Beatriz de Paula
Computação Quântica
É a ciência que estuda as aplicações das teorias e propriedades da mecânica quântica na Ciência da Computação. Nela a unidade de informação básica é o Bit quântico ou q-bit. O fato de ser tão poderosa é que além de assumir '0' ou '1' como na computação clássica, ela pode assumir ambos os estados '0' e '1' ao mesmo tempo. Se na computação clássica o processamento é sequencial, na quântica o processamento é simultâneo. Hoje, ainda não existe um computador inteiramente quântico funcionando. Mas, empresas como a canadense "D-Wave", entre outras tem feito promessas, que se forem cumpridas, anunciarão um novo horizonte para a realidade e o mercado de computadores domésticos, científicos e corporativos. A computação quântica quebra inúmeros paradigmas da computação clássica, aonde podemos dividir os problemas em "problemas tratáveis" e "problemas intratáveis".
Computação Ubíqua
O conceito de computação ubíqua foi apresentado ao mundo por Mark Weiser cientista chefe do Centro de Pesquisa Xerox PARC, em seu artigo “The Computer for the 21st Century” publicado na Scientific American Magazine em setembro de 1991, ele descreve e ilustra como computadores, dispositivos móveis e qualquer objeto que obtenha capacidade computacional poderiam realizar tarefas em um ambiente de trabalho com auxilio de uma rede para mantê-los interconectados. A troca de informações aconteceria com auxilio de alguma inteligência artificial implementada, o que proporcionaria a adaptação por partes dos dispositivos com o
ambiente ao redor, tornando a gestão dos dados e a tecnologia embarcada imperceptíveis aos usuários finais. “As tecnologias mais profundas e duradouras são aquelas que desaparecem, elas dissipam-se nas coisas do dia a dia até tornarem-se indistinguíveis”. Mark Weiser 1952 a 1999 - Cientista Chefe do XEROX PARC - "O Computador do Século 21"
Referências