Niveis de escrita
Um dos objetivos mais importantes da alfabetização é ensinar a escrever. A escrita é uma atividade nova para a criança, e por isso mesmo que requer um tratamento especial na alfabetização.
As atividades de interpretação e produção de escrita começa antes da escolarização, como parte da atividade própria da idade pré-escolar.
Segundo Emília Ferreiro, o processo evolutivo para se aprender a escrever se dá através de níveis:
- Nível Pré-silábico,
- Nível Silábico,
- Nível Silábico Alfabético
- Nível Alfabético.
NÍVEL PRÉ SILÁBICO
A criança, * Entende que a escrita é uma forma de representação; * Conseguem diferenciar desenhos, números, símbolos das letras; * Estabelece quantidade mínima de letras; * Acredita que para conseguir ler à escrita deve apresentar no mínimo três letras; * Entende que é preciso variar as letras para formar palavras diferentes – Ex: EAICE (vaca); * Relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto – Ex: EA (mariposa) E (cavalo); * Pode caracterizar uma palavra como letra inicial.
NÍVEL SILÁBICO
Neste nível a criança relaciona grafia e sons, de maneira que representa cada sílaba (som) por meio de uma letra. No nível silábico primitivo, ela representa a sílaba com qualquer letra, é aleatório. Quando alcança o nível silábico evoluído, ela passa a representar a sílaba com a vogal ou a consoante que aparece na sílaba. A criança começa por descobrir que parte da escrita (suas letras) podem corresponder a outras tantas partes da palavra escrita (suas sílabas).
NÍVEL SILÁBICO
A criança, * Pode apresentar sílabas completas ou incompletas, * Algumas letras apresentam sílabas outras representam fonemas; * A criança não sente tanta dificuldade de escrever palavras monossílabas, mesmo ela estipulando a quantidade mínima de letras.
NÍVEL ALFABÉTICO
A criança, * Consegue ler e escrever o que pensa e fala; * Escreve como se pronuncia – EX: CASA – KASA, CAVALO – KAVALU; * Escreve fonemas (sons) e