Computação Paralela
Computação Paralela
Componentes:
Emanoel Alves
Emanoel Trajano
Fernando Watanabe
Juscier Xavier
Miqueias Berto
Patrick Herisson
Natal, 22 de maio de 2012.
Resumo
Palavras-chaves: Velocidade, Processamento, Multinúcleo.
Introdução
Desde o surgimento do primeiro computador (ENIAC) em 1946, a computação sofreu um processo evolutivo intenso, tanto em nível de hardware quanto em nível de software, tais mudanças tinham apenas um objetivo, proporcionar maior desempenho para os computadores. Foi em meados da década de 50 que surgiu o modelo computacional que se tornaria a base de todo o desenvolvimento posterior, chamado de “modelo de Von Neumann”.
Formado basicamente de processador, memória e dispositivos de E/S o modelo de Von Neumann executa instruções sequencialmente de acordo com a ordem ditada por uma unidade de controle. Porém procurando por maior eficiência e facilidade no processo computacional que em meados dos anos 70 novas tecnologias de organização computacional começaram a ser desenvolvidas. Dentre essas tecnologias desenvolvidas pode-se citar a computação paralela e os mecanismos pipeline.
A década de 80 foi marcada pelo surgimento da filosofia Very Large Scale Integration, (Integração em Escala muito grande) isso estimulou o desenvolvimento dos microcomputadores mais ainda, tanto em nível de arquiteturas paralelas quanto em arquiteturas baseadas no modelo de Von Neumann. Isso levou a uma maior flexibilidade e um menor custo no projeto de microprocessadores, que por sua vez ficavam cada vez mais complexos e menores.
Na década de 90, as redes de computadores se tornaram rápidas e mais confiáveis, isso possibilitou que nessa época houvesse a possibilidade de interligação entre estações de trabalho e computadores pessoais, essa interligação é chamada de Sistema Distribuído. Um Sistema Distribuído tem o intuito de projetar para o usuário um sistema