Computação nas Nuvens
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS
MACHADO, 2014
INTRODUÇÃO
A Computação em Nuvem pode ser definida como uma plataforma unificada para algum determinado serviço, onde o usuário pode acessar uma infinidade de aplicações e serviços independentemente da plataforma ou do local do indivíduo.
A nuvem é representada pela internet, que compõe uma infraestrutura de hardwares, softwares, redes de telecomunicação, dispositivos de controle e armazenamento que permitem a entrega desse serviço.
Para tornar isso possível é necessário a reunião dos dados e aplicações dos usuário em centros de armazenamento (data centers) e com a infraestrutura certa o serviço é disponibilizado aos usuários por meio da internet.
O serviço em nuvem pode ser dividido em 3 partes: Provedor, Desenvolvedor e Usuário. O Provedor é o responsável por disponibilizar a interface para o usuário usar o serviço, o Desenvolvedor é o responsável por desenvolver, criar e aperfeiçoar o sistema que o Provedor irá disponibilizar e o Usuário é a pessoa que usa o serviço em questão.
Em conclusão, a nuvem é capaz de fornecer todo tipo de processamento, infraestrutura e armazenamento de dados pela internet, portanto, a nuvem é uma maneira muito eficiente de maximizar e flexibilizar os recursos computacionais.
TIPOS DE SERVIÇO
A nuvem é usada nos mais variados tipos de serviço atualmente, entre os pioneiros está o e-mail, onde você acessa mensagens, arquivos e outros tipos de serviços de qualquer computador, celular, tablet, smartphone e etc. Outros tipos de serviço são, HDs virtuais (onde você pode armazenar seus arquivos e acessa-los a qualquer hora das mesmas plataformas citadas acima), Álbuns virtuais (para armazenamento de fotos), lojas virtuais usam a nuvem, como por exemplo Steam e Origin (ambas lojas virtuais de vendas de jogos) Google Play e App Store (ambas lojas virtuais de