Computação em Nuvens
Este trabalho tem como objetivo explicar a computação em nuvem, mostrando a historia e seu avanço tecnológico. É feita uma definição entre FRONT END e BACK END, dando um melhor entendimento desse conceito.
Computação em nuvem é a tecnologia da atualidade, trazendo benefícios e melhorias para as empresas, juntamente com uma diminuição de custos. Facilitando também a vida das pessoas que utilizam seus computadores domésticos, ou seja, beneficia todos os tipos de publico. Com tantos pontos positivos, há também seu ponto negativo, que é a respeito da segurança dos documentos dos usuários.
1. Computação em nuvem inserida no Brasil
O conceito computação em nuvem já é comum em algumas empresas mais famosas da internet como Google, Amazon e o Yahoo. Descobriram que essa imensa infraestrutura poderia gerar novos negócios, criando então ofertas de serviços de computação em nuvem, disponibilizando para o mercado.
Algumas empresas pequenas também aderiram desse serviço para fugir da dor de cabeça que é manter seu próprio data centers. A velocidade da adoção da computação em nuvem vai depender da maneira como as companhias usarão esse recurso e como elas atenderam as crescentes expectativas dos seus clientes. O fato é que as infraestruturas computacionais atuais são subutilizadas.
A computação em nuvem aproxima a geração da internet, e não uma alternativa de internet, um conjunto adicional de serviço que complementam a funcionalidade da rede aumentando sua abrangência. Também não é uma acesso gratuito de máquina, e muito menos conquistará o mundo ou será algo obsoleto.
No Brasil, a tecnologia de computação em nuvem ainda é muito recente, e muitas vezes fora da realidade das organizações de médio e pequeno porte, pois a infra-estrutura de telecom no país é ultrapassada. Os primeiros testes foram implementados em 2007, sendo que somente em 2008 começou a ser oferecido comercialmente.
A empresa Katri foi a primeira a desenvolver a tecnologia no