Computação em nuvem
O conceito de computação em nuvem se refere à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
.
Característica de computação em nuvem * Provisionamento dinâmico de recursos sob demanda, com mínimo de esforço; * Escalabilidade; * Uso de "utilility computing", onde a cobrança é baseada no uso do recurso ao invés de uma taxa fixa; * Visão única do sistema; * Distribuição geográfica dos recursos de forma transparente ao usuário.
O DROPBOX, UM BOM EXEMPLO.
O Dropbox , é um perfeito exemplo no sentido de computação em nuvens, já que com ele tudo o que você precisa fazer é reservar um espaço do disco rígido. Ao copiar ou mover um arquivo nesse espaço, ele será duplicado no servidor do aplicativo e também em outros computadores que tenham o programa instalado e nos quais você acesse a sua conta.
O GOOGLE SEMPRE ESTÁ COM A CABEÇA NAS NUVENS
Com o Google Maps pode-se navegar a qualquer lugar do mundo a partir de um único ponto de referência. Além disso, proporciona ao internauta conhecer