Computação em Nuvem
DESENVOLVIMENTO
A partir da “computação em nuvem” é possível realizar tarefas básicas ou mais complexas oferecidas na Internet. É possível também criar documentos de texto, planilhas ou fazer edição de imagens. O sistema que permite rodar aplicativos e utilitários em nuvem, também guarda os dados do usuário, dispensando o disco rígido do computador.
A computação em nuvem traz muitas vantagens, entre elas estão: a possibilidade de acesso de arquivos de qualquer computador ou dispositivo móvel; em caso de possíveis danos em seu computador ou disco rígido; não há necessidade de usar uma máquina com muito espaço de armazenamento, entre outras.
Um dos exemplos da “computação em nuvem” é o SkyDrive, que por sua vez permite que o internauta guarde seus arquivos na rede e os acesse de qualquer outro computador que esteja conectado a internet. Esse serviço oferece um aplicativo na área de trabalho, facilitando então seu acesso e fazendo com que o usuário sincronize os arquivos de sua máquina ou de qualquer outro dispositivo móvel. Esse programa é fornecido pela Microsoft.
CONCLUSÃO
A partir da realização desta pesquisa pude aprimorar meus conhecimentos sobre “Computação em nuvem” e ter total noção do que se trata. Chegando a conclusão de que cada dia mais a computação em nuvem está presente em nosso dia-a-dia, não somente em uso doméstico, mas como também na área comercial e empresarial. Podemos observar isso ao percebemos que com o simples ato de publicar uma foto na internet, ou até mesmo um comentário em algum site estamos “participando” do que chamamos de “Computação em nuvem” que visa o uso de serviços de longa distância, com a impressão de que os programas e/ou dados estão contidos em nosso próprio computador.