Computação em nuvem
INTRODUÇÃO 3
O que é computação em nuvem e por que devo usar? 4
Vantagens de utilizar nuvem 5
Exemplos de computação em nuvem 6
Conclusão 9
Referências 10
Anexos 11
Introdução
Até poucos anos atrás, a computação em nuvens (do inglês “cloud computing”) era tida como uma tendência. A aposta era a de que ninguém mais precisaria instalar programa algum em seu computador para realizar desde tarefas básicas (como mexer com planilhas) até trabalhos mais complexos (vide edição de imagens e vídeos), pois tudo seria feito pela internet.
O que é computação em nuvem e por que eu devo usar?
Se fizermos uma busca rápida pelo Google, vamos encontrar algumas dezenas de provedores oferecendo serviço de computação em nuvem, mas será que são mesmo? A grande maioria não, com certeza não, há uma grande diferença entre host virtualizado e computação em nuvem.
O conceito de nuvem remete a 3 pilares básicos: Elasticidade, Pagamento sob demanda e Stateless Computing; sem isso, não podemos chamar um serviço verdadeiramente de nuvem. E, quando se fala de Nuvem, somente duas empresas me vêm a cabeça: Amazon Web Service e Azure, não conheço outras que tenham esses 3 fundamentos.
“Mas computação em nuvem é uma tecnologia nova, nem todos se adaptaram ainda…” Bom, não é bem assim, computação em nuvem não é propriamente algo novo, e sim um nome para marketing. Computação em nuvem é um conjunto de