Computação em nuvem
Entre as principais vantagens do cloud computing podemos citar a está consolidação dos recursos de hardware para que eles possam ser aproveitados ao máximo e gerenciados de forma rápida e pratica, bem como proporcionar economia. As empresas podem descartar os altos custos de manutenção de sistemas computacionais, já que sistemas operacionais e outros serviços disponíveis na “nuvem” podem ser acessados a partir de qualquer terminal com dispositivos de interface (teclado e mouse) e um monitor.
Diante de toda essa praticidade há, porém dúvidas quanto aos clientes dessa nova tecnologia, uma vez que usada como forma de gerenciamento de dados questiona-se a segurança e confiabilidade. Para que o usuário confie grande parte de seus sistemas e arquivos a um terceiro, ele terá de garantir que os dados estejam devidamente protegidos e estarão sempre disponíveis.
Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seis tipos: * IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade. * PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure). * DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em