Computadores
Um sistema embarcado é um sistema micro processado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla, Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas especificas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.
Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players à semáforos.
Figura 1. Micro controlador
Arquiteturas de Processadores embarcados
Sistemas embarcados utilizam vários tipos de processadores: DSPs(digital signal processors - processadores digitais de sinais), micro-controladores, micro-processadores. Ao contrrário do mercado de computadores pessoais, que é basicamente dominado pelos processadores de arquitetura x86 da Intel/AMD, sistemas embarcados utilizam amplamente as arquiteturas ARM, PowerPC, PIC, AVR, 8051, Coldfire, TMS320. O processador ARM será a familia de processadores discutido mais adiante.
II. Computadores para Jogos (Consoles)
De um lado o Xbox 360, o console da Microsoft. Do outro, o Playstation 3 da Sony. Ambos possuem inúmeras semelhanças como diferenças.
O PS3 possui as versões normal, slim e super slim. Já o Xbox 360 possui as versões Arcade, Premium (ou Pro) e Elite. Como de costume, as versões slim são menores e mais compactas que as originais, facilitando na hora de carregar seu console por aí. Porém eles possuem maior tendência ao aquecimento.
O Design do console da Microsoft é bastante robusto, pode ser utilizado tanto em pé quanto deitado e está disponível nas cores branco e preto. Em contrapartida, o console da Sony também possui