computador
Basicamente, um computador é um conjunto de dispositivos capazes de processar informação.
O modelo geral de um sistema informático, tal como hoje ainda o entendemos, foi definido pela primeira vez pelo cientista Von Neumann. Essa estrutura pode ser vista, simplificadamente, como consistindo em:
- Um processador ou unidade central de processamento (ou CPU – Central Processing Unit), que funciona em ligação directa com unidades de memória ou armazenamento de dados;
- Dispositivos de entrada (input) e dispositivos de saída (output) – estes dispositivos também costumam ser designados por periféricos.
Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output.
Na estrutura do hardware de um sistema informático, as memórias e os dispositivos de armazenamento têm um papel muito especial. As memórias principais (ou memórias primárias) do sistema actuam directamente em ligação com a unidade central de processamento. Os dispositivos de armazenamento (memórias secundárias ou armazenamento de massa) podem ser considerados periféricos ou dispositivos de I/O – é o caso das unidades (drives) de discos, disquetes, etc.
Os dispositivos, ou periféricos, permitem a comunicação entre o computador e o exterior. Existem três tipos de dispositivos:
- de entrada (input)
- de saída (output)
- de entrada e saída (input/output)
Os dispositivos de entrada (input) permitem que o utilizador envie informação para o computador.
Exemplos: Teclado, rato, scanner, etc.
Os dispositivos de saída (output) permitem enviar informação do computador para o exterior.
Exemplos: monitor, impressora, videoprojector, etc.
Os dispositivos de entrada e saída (input/output), permitem que o utilizador envie informação para o