computador
2013
O presente Guia de Orientações destina-se aos alunos e alunas dos Cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em parceria com a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) e visa sistematizar as diretrizes para a elaboração dos projetos correspondentes à ementa prevista para as disciplinas de Projeto Integrador I, II e III.
Nesse sentido, as informações aqui contidas baseiam-se nas diretrizes apresentadas na Proposta Educacional da FGF, cujo desejo principal é o desenvolvimento de competências que sejam transversais entre os diferentes níveis do conhecimento e dos saberes. Isso implica na preocupação com a contextualização do saber em situações-problema reais e projetos, em tarefas e desafios que incitem os alunos a mobilizarem e complementarem seus conhecimentos no diálogo permanente com a vida e com o objeto de estudo da profissão.
A concretização desse objetivo supõe, obviamente, uma relação bidirecional da teoria com a prática, como também do concreto para o abstrato, do real para o conceitual, gerando aprendizagens significativas.
À luz dessa reflexão, é inegável que o processo de ensino-aprendizagem ocorre e se desenvolve num determinado momento histórico, em três dimensões: humana, político-social e técnica.
Ante esse panorama, faz-se necessário estabelecer pontes entre o conhecimento instrumental, vinculado às demandas de mercado sem preterir a dimensão social, moral e ética das profissões técnicas.
Em síntese, a proposta pedagógica conectada aos Projetos Integradores fundamenta-se na interatividade e dialogia considerando os diferentes saberes e experiências do aluno.
Convém destacar, porém, que, no decorrer do trabalho a ser desenvolvido, as orientações contidas neste Guia poderão sofrer alterações, desde que atendam aos objetivos pedagógicos e às competências necessárias para a formação profissional