computacao
Tente imaginar qual é o caminho percorrido pelo e-mail até ele chegar à sua caixa de entrada. Você saberia dizer aonde ele fica armazenado e como conseguimos ler o mesmo e-mail em diferentes dispositivos? Isso acontece porque ele não fica armazenado localmente, ou seja, exclusivamente no seu aparelho. E aonde é que ele fica então? Está hospedado em servidores ao redor do mundo, na rede mundial de computadores. Os serviços que permitem o acesso e o envio dessas informações utilizam a computação na nuvem, também chamada de cloud computing.
Se você parar para pensar, verá que essa nuvem está mais presente no seu dia-a-dia do que imagina: programas e serviços de armazenamento online de arquivos e fotos, redes sociais, acesso bancário, ou até mesmo o Co.
Com a computação na nuvem, os computadores não são mais sobrecarregados, ocupando menos espaço no seu computador. O Co, por exemplo, é 100% online. Dessa forma, você pode ter acesso ao sistema 24 horas por dia e de qualquer lugar.
Ou seja, se uma máquina da empresa parar de funcionar, basta acessar em outro computador e continuar suas atividades. Além disso, para instalar ou fazer atualizações no sistema, não é necessário que um técnico vá até você. As funcionalidades podem ser aperfeiçoadas constantemente, sem riscos de perda de configurações e dados.
Se fizéssemos essa pergunta a você, qual seria sua resposta? Se ainda não entendeu muito bem o que significa essa tal de computação em nuvem, vamos tentar explicar.
Tente imaginar qual é o caminho percorrido pelo e-mail até ele chegar à sua caixa de entrada. Você saberia dizer aonde ele fica armazenado e como conseguimos ler o mesmo e-mail em diferentes dispositivos? Isso acontece porque ele não fica armazenado localmente, ou seja, exclusivamente no seu aparelho. E aonde é que ele fica