Comprovação da Primeira Lei de Newton
1. INTRODUÇÃO
Neste experimento foi proposto pela docente, que a turma fosse dividida em 5 (cinco) grupos , para realizar um experimento com uma gota d’água, que fosse capaz de comprovar a primeira lei de Newton e que o seu deslocamento era um Movimento Retilíneo Uniforme.
2. OBJETIVO
Provar que a gota d’água se desloca em um Movimento Retilíneo Uniforme.
3. TEORIA
A primeira Lei de Newton, ou Lei da Inércia, diz que a tendência dos corpos, quando nenhuma força é exercida sobre eles, é permanecer em seu estado natural, ou seja, repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, onde este tipo de movimento se define por variações de espaços iguais em intervalos iguais, em outras palavras a velocidade é constante.
4. PROCEDIMENTO PRÁTICO
4.1- Material Utilizado: Foi utilizado neste experimento os seguintes materiais: béquer, conta gota, cronômetro, régua, água e óleo.
4.2- Descrição do Experimento: A turma foi dividida em 5 grupos, onde a professora explicou e orientou passo a passo de como deveria ser feito o experimento. Foi entregue a cada grupo, um béquer contendo uma certa quantidade de óleo para cada grupo e cada um iria anotar a altura do óleo, depois o grupo iria despejar uma gota de água com o conta gotas, sobre o óleo e com o auxilio do cronometro iria anotar o tempo em que a gota iria bater na superfície do óleo e chegar ao fundo do béquer. Esse tempo de deslocamento da gota d’água e a altura de cada óleo foi anotado em uma tabela para calcular a velocidade de deslocamento de cada gota, a fim de, comparar os dados de cada grupo para que pudesse provar que a gota se deslocou em um movimento MRU.
5. TABELAS E DADOS GRÁFICOS
GRUPO
ALTURA
TEMPO
VELOCIDADE
01
3,4
2,16
1,57
02
4,0
2,61
1,53
03
4,8
4,33
1,1
04
5,5
4,9
1,1
05
6,3
4,84
1,13
6. ANALISE
Através dos resultados