Comprometido ou Envolvido
Escrito por: José Horácio Bairros Ramos
Você está comprometido ou envolvido? Parece ser a mesma coisa. Mas não é! Eu ando torcendo para que eu possa cada vez mais encontrar porcos ao invés de galinhas.
“O porco e galinha foram desafiados pelo fazendeiro, para preparar um cardápio variado durante duas semanas. E no caso de falha, o próprio fazendeiro prepararia o café: bacon e ovos. O porco sempre disposto pensava no café, usava a criatividade e a galinha fazia o que lhe era solicitado e depois ficava ali ciscando, comendo minhocas. O porco foi ficando limitado e passadas as duas semanas a missão não foi cumprida. O final você pode predizer, o fazendeiro não é atendido, assim o porco vira bacon e a galinha, depois de ceder um ovo para a omelete, continua ciscando como se nada tivesse acontecido.”
Assim o porco se entrega por inteiro no bacon, já a galinha se envolve na omelete porque colaborou com o ovo.
Não há necessidade de perder a vida por algo ou alguém, entretanto deve ser porco no sentido de comprometer-se. Algumas das diferenças de comportamento que podemos observar entre quem se envolve e quem se compromete.
Estar comprometido é entregar-se totalmente, é dedicação total visando o futuro da ação sem se importar com interesses próprios. Quando nos encontramos envolvidos até fazemos o que nos cabe, todavia sem a devida entrega, se der certo deu, e se não der não deu.
No ambiente de trabalho as pessoas comprometidas visam atender os objetivos da equipe. Já os envolvidos são parte na equipe e trabalham pelos seus interesses próprios.
Os líderes comprometidos fazem parte da equipe, inspiram as pessoas a se comprometerem com as metas. O líder envolvido transmite as metas, cobra resultados, e quando triunfa reconhece somente o seu esforço.
Agora é com você! Avalie se é comprometido com as metas de sua empresa, com sua família, seu relacionamento, seus amigos. Ou você é somente quem contribui para fazer a omelete?
“No que