compressão em madeira
Andréia Portugal – R.A: 51334666
Dênio Gonçalves – R.A: 51229218
Edmilson Silva – R.A: 51231093
Fábio Ribeiro – R.A: 51232413
Jean França – R.A: 51227509
Maíra Lima – R.A: 51337649
Mariana Ireno – R.A: 51337118
Presidente Prudente - SP
2013
Compressão dA madeira parelela as fibras, contrária as fibras e tração da madeira.
PRESIDENTE PRUDENTE - SP
2013
1. OBJETIVO
Calcular a resistência da madeira com base na unidade de Kgf expressa pelo equipamento de compressão e tração.
2. INTRODUÇÃO
Não podemos negar a importância de conhecer cada material que é utilizado na construção civil. Além de se estudar suas origens, extração, utilização, danos ao meio ambiente, custos, benefícios, etc., é necessário o aprofundamento sobre determinadas características para que possa ser empregado adequadamente sem causar danos ao meio e a saúde dos seres que nele habitam, no caso a MADEIRA de Pinho.
Temos que considerar que a MADEIRA é um material anisotrópico, ou seja, suas propriedades mecânicas são diferentes em diferentes direções. Em geral, as propriedades mecânicas dos materiais anisotrópicos não são simétricas em relação a qualquer plano ou eixo. Os materiais ortotrópicos podem também ser chamados de anisotrópicos.
3. METODOLOGIA
O ensaio de compressão e de tração foi executado por uma prensa Hidráulica, podemos dizer que a compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento do corpo submetido a este esforço distribuído de modo uniforme em toda a seção do corpo de prova, e sem golpes, e que a tração é um esforço axial que tende a provocar um alongamento do corpo submetido a um esforço distribuído de modo uniforme em toda a seção do corpo de prova. O limite de resistência à compressão e tração é calculado pela carga máxima dividida pela seção original do corpo de prova (área).