Ensaio de compressão mateira
Em modo geral a compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento do corpo submetido a este esforço.
O ensaio de compressão
Nos ensaios de compressão, os corpos de prova são submetidos a uma força axial para dentro, distribuída de modo uniforme em toda a seção transversal do corpo de prova.
No ensaio de compressão e utilizados principalmente materiais frágeis, como ferro fundido, madeira, pedra e concreto. É também recomendado para produtos acabados, como molas e tubos. Porém, não se costuma utilizar ensaios de compressão para os metais.
O ensaio de compressão pode ser executado na máquina universal de ensaios. As relações que valem para a tração valem também para a compressão. Isso significa que um corpo submetido a compressão também sofre uma deformação elástica e a seguir uma deformação plástica. Na fase de deformação elástica, o corpo volta ao tamanho original quando se retira a carga de compressão.
Nos ensaios de compressão, a lei de Hooke também vale para a fase elástica da deformação, e é possível determinar o módulo de elasticidade para diferentes materiais.
Avaliações do ensaio
A única propriedade mecânica que é avaliada os ensaios de compressão de madeira é o seu limite de resistência à compressão.
O limite de resistência à compressão é calculado pela carga máxima dividida pela seção original do corpo de prova.
Resistência à compressão
A determinação da resistência à compressão da madeira é realizada em corpos de prova no estado verde e na condição de secos ao ar. Este procedimento tem os seguintes objetivos: Madeira verde - Determinar um valor médio para o cálculo das tensões admissíveis que serão adotadas nos projetos de estruturas de madeira para dimensionamento das peças. Os valores assim obtidos, serão na condição mais desfavorável de umidade.
Madeira seca ao ar - Determinar um valor médio, que após a conversão ao teor de 15 % de umidade, permitira a comparação com outras espécies lenhosas, tornando-se o