Compressores
Osgazes tem como propriedade, ocupar o volume de qualquer recipiente. Pois sua compressibilidade é uma propriedade, que usamos na pneumática. A indústria utiliza-se desse recurso em larga escala, devido ao seu baixo custo e a sua fácil manipulação. O compressor é basicamente um equipamento eletromecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.
São compressores que realizam o processo de comprimir o ar através da sua aceleração de massa, ou seja, utilizam sua força rotacional para acelerar uma determina massa de ar e consequentemente assim causando compressão.
Estes compressores são particularmente ajustáveis para grandes quantidades de produção, e seu deslocamento é continuo, devido a essas características são divididos em dois modelos, os axiais e os radiais centrífugos.
O compressor axial, também conhecido como turbo compressor, o ar admitido e acelerado axialmente ao longo do eixo, em outras palavras, paralelo ao eixo de rotação.
Esse compressor é adequado para grandes vazões de ar. Os compressores tipo radial também são máquinas de fluxo continuo. Neles, a energia cinética também é convertida em pressão.
Com a crescente produção mundial, a pneumática tem a tendência de se desenvolver tecnologicamente.
Os compressores desempenham grande papel nesse desenvolvimento, seja em indústrias automobilísticas ou nas farmacêuticas.
Assim, podemos concluir que a pneumática juntamente com os compressores vão se expandir muito, com relação às indústrias e os lares do mundo.