compressores
O compressor é um equipamento industrial utilizado para aumentar a pressão de fluidos em estado gasoso, tais como ar, vapor d’água, hidrogênio. Um compressor pode funcionar de uma série de maneiras diferentes, dependendo de sua engenharia interna, mas os tipos mais comuns e mais facilmente encontrados operam fazendo a pressão aumentar por meio de uma diminuição do espaço interno, que é ocupado pelo fluido gasoso de dentro do compressor. Depois que o espaço é ocupado e a pressão está muito alta dentro do compressor, há o acionamento de uma válvula por onde se dá o escape desse fluido. Assim, esse fluido pode sair com uma grande força.
Compressor de êmbolo
Compressores de êmbolo trabalham conforme o princípio de compressão. Com estes compressores podemos comprimir praticamente todos os gases. Eles atingem pressões elevadas de até 2000 bar. São apropriados não só para compressão a baixas e médias pressões mas, também para altas pressões.
Para se obter ar a pressões elevadas é necessário compressores com vários estágios de compressão. São os tipos de compressores mais utilizados. Podem ser classificados em: Compressor com um estágio (monocilíndrico) de simples efeito ou duplo efeito;
Compressor com dois estágios (bi-estagiado ou bi-cilíndrico) de simples efeito ou duplo efeito;
Compressor de múltiplos estágios (policilíndricos) de simples efeito ou duplo efeito;
Compressor de membrana
Um compressor de diafragma é um dispositivo destinado a comprimir ou pressionar o ar atmosférico para o seu armazenamento ou uso imediato por meio de deslocamento de uma membrana flexível ou diafragma. Esta definição bastante técnica significa simplesmente que um compressor de diafragma é um equipamento que emprega a flexão de uma membrana de borracha ou silicone para comprimir o ar, impedindo o contato do ar com as partes móveis do equipamento, um fator essencial a fim que não haja contaminação do ar com os fluidos lubrificantes do compressor.
Compressores de