Compressores axiais
FACULDADE DE ENGENHARIA:
ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA
Diego Naron Santos
Eduardo Marques Antunes Rodrigues
Elker Aleixo de Morais
Fábio Rabelo Arcanjo
Sítense sobre Compressores Axiais
Trabalho apresentado à disciplina Máquinas Termohidráulicas de Deslocamento do curso de Engenharia Industrial Mecânica.
Finalidade: 1ª avaliação
Prof. Robson Cotta
Itaúna
Novembro de 2012
Os compressores axiais são máquinas de fluxo nas quais a compressão é obtida por aceleração axial do fluido. Portanto nesses compressores, o fluxo do fluido é paralelo a seu eixo.
O compressor axial é um compressor dinâmico formado por um ou mais estágios de compressão, sendo cada estágio composto por um par rotor/estator, onde o fluido de trabalho escoa paralelo ao eixo do rotor. O estator é formado por palhetas estacionárias, enquanto o rotor é envolvido por uma série de palhetas móveis.
O ar, fluido de trabalho admitido no compressor, é acelerado pelo rotor e desacelerado pelo estator, onde a energia cinética é convertida em entalpia com consequente ganho de pressão estática. Este processo é repetido em outros estágios até que a razão de pressão desejada seja alcançada.
Em cada estágio do compressor axial, a elevação de pressão é bem pequena devido aos limites de difusão impostos. Esses limites devem-se ao fato de o processo de difusão estar sujeito a um gradiente adverso de pressão, que pode causar descolamento e fluxo reverso quando o compressor estiver operando fora das condições de projeto.
Eles podem ser classificados de forma geral em: * Ventiladores Helicoidais * Ventiladores tubo-axiais * Turbocompressores axiais
Ventiladores helicoidais
Ventiladores helicoidais são constituídos por uma simples hélice, geralmente destinados a movimentar o ar ambiente.
Ventiladores tubo-axiais
Os ventiladores tubo-axiais são providos de um envoltório que permite a canalização do fluido, tanto na entrada como a saída do rotor.