Compressor Texto
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO DE COMPRESSORES DE AR
Maio de 12
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Campus Araranguá
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO DE COMPRESSORES DE AR
Maio de 12
Sumário
Introdução:
Os compressores de ar são equipamentos importantes para fornecer ar comprimido em um determinado espaço, como em motores a jato, em geladeiras, aparelhos de ar condicionado e muitos outros equipamentos, inclusive os de fim industrial. A compressão do ar confere mais potência a determinados tipos de motores e sua aplicação pode fazer muita diferença na produção das empresas. Por isso, garantir sua disponibilidade é algo essencial na planta industrial, sendo de responsabilidade da equipe de manutenção realizar reparos e inspeções periódicas, através de ações e manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
O compressor de ar
Compressores de ar são equipamentos que absorvem o ar ambiente e os transforma em energia pneumática. Para que possa ser realizada a compressão é necessária à transformação de algum tipo de energia, normalmente usa-se a energia elétrica, para uma energia pneumática.
Existem vários tipos de compressores, tendo como principais dois tipos, definidos a partir do seu modo de operação: de deslocamento positivo (compressores de pistão e de parafuso), que são subdivididos em alternativos e rotativos, e compressores de palhetas (ou dinâmicos), que também são subdivididos em centrífugos ou axiais.
0
Nos compressores alternativos a compressão é feita em uma câmara que varia o volume através de um pistão que movimenta comprimindo o gás. Uma válvula permite que o gás escape com uma pressão constante e outra permite que preencha a câmara à medida que o pistão se movimente. São comumente aplicados para pequenas vazões (até 100 m³ /h).
Os rotativos possuem um