Petróleo
Neste trabalho iremos falar sobre o Petróleo, será um breve resumo sobre ele, mostraremos alguns de seus pontos principais.
Falaremos sobre sua origem, ocorrência, extração, prospecção, refinação, regiões predominantes entre outras coisas.
Origem da palavra Petróleo
A palavra Petróleo vem do latim petra = pedra + oleum = óleo (óleo de pedra). É uma substância oleosa, inflamável, mais densa que água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde ao marrom.
O petróleo é um combustível fóssil, provavelmente originado de vida aquática animal, acumulados no fundo de oceanos primitivos e coberto por sedimentos. O tempo e pressão do sedimento sobre o material no fundo do mar o transformam em massas homogêneas viscosas de cor negra chamadas de jazidas de petróleo.
Ocorrência
O petróleo é encontrado ao longo de grandes estruturas presentes na subsuperfície, sendo que as tais associam-se falhas profundas associadas à interação de placas tectônicas, como por exemplo: zonas de subducção causadas por colisão de placas e zonas divergentes, associadas à separação de placas continentais. Nessas condições formam-se bacias sedimentares, possuindo rochas fonte, onde a matéria orgânica é cozida e pressurizada, rochas reservatórios, porosas e permeáveis, onde a matéria orgânica migra e acumula ao encontrar rochas selantes.
As reativações de importantes falhas tectônicas que ocorrem na evolução das bacias sedimentares permitem ciclos de sedimentações que sobrepõem esse esses tipos de rochas. Estruturas de deformação, como as dobras e fraturas associadas a essas falhas estabelecem condições de temperatura e pressão que interagem com hidrocarbonetos acumulados que resultam em óleos de diversos tipos de qualidades.
Extração
Depois de identificar através de estudos geológicos, a presença de uma rocha fica rica em petróleo, o local é totalmente isolado e começa a ser cavado.
Ao atravessar a rocha