Compreensão da Língua e da linguagem e suas diferenças
ANA KARLA LEMOS BYRON DE LIMA
COMPREENSÃO DA LÍNGUA E DA LINGUAGEM E SUAS DIFERENÇAS, TENDO COMO BASE A TEORIA ESTRUTURALISTA DE SAUSSURE E OUTROS.
Trabalho de Pesquisa apresentado para obtenção de nota e fechamento da disciplina: Leitura Dirigida: Psicanálise e Linguagem.
PROFESSORAS: Maria de Fátima Vilar de Melo e Glória Maria Carvalho.
Recife 2014
1- Buscando compreender a linguagem humana, como podemos distinguir Língua e Linguagem baseado-nos na teoria Estruturalista de Saussure?
O grande mérito de Saussure, segundo Carvalho (1976) está antes de tudo, no seu caráter metodológico, um prolongamento da sua personalidade perfeccionista. Segundo Arrivé (2001), Ferdinand de Saussure inúmeras vezes trouxe à tona um questionamento sobre a unidade da língua. Essa é uma questão de enorme complexidade, pois subjazem a ela questões mais amplas.
E para que se possa compreender; definir o que é a língua e responder a essa questão, será feita uma leitura dos teóricos que se seguem e a luz dos mesmos, elucidar esse conceito.
Sabemos que Saussure é conhecido pela edição que se fez de alguns dos seus manuscritos, redigidos por ele provavelmente com o objetivo de preparar os cursos de Linguística Geral que ministrou em 1907,1908, 1909 e 1910; além dos seus manuscritos, também foram objeto de edição as anotações que seus alunos fizeram durante os cursos a que assistiram. A partir desse material, Sechehaye e Bally constituíram o livro Curso de Linguística Geral, cuja autoria é atribuída a Ferdinand de Saussure (SILVEIRA , 2003, p.21).
È abordado por Maliska (2010), que o Curso de Linguística Geral é, sem dúvida alguma um livro fundador de uma nova disciplina, por apresentar o esboço de uma ciência no corpo de uma prática já estabelecida e de outra discursividade sobre os estudos lingüísticos. A invenção saussuriana inovou por apresentar e procurar justificar epistemologicamente outra forma