compreendendo o mundo
Para auxiliar nessa discussão sugerimos que os/as alfabetizandos/as assistam ao filme brasileiro: “Central do Brasil”, que recebeu várias indicações e premiações destacando-se o Prêmio Urso de Ouro recebido em Berlim/Alemanha em 1998, cujo diretor é Walter Salles e cuja artista principal é Fernanda Montenegro. Outros filmes estrangeiros também poderão ser utilizados como “Nenhum a Menos”, “Mulheres Diabólicas” e “O Leitor”, caberá ao/à professor/a caso opte por utilizá-los ajustar suas mensagens a realidade brasileira através de amplo diálogo envolvendo todos/as alunos/as da turma.
Parece irrelevante, mas assistir a um filme na sala de aula é um momento de grande singularidade, pois muitos jovens e adultos não têm o hábito e/ou possibilidade de acesso a essa mídia. Outro fator importante é assistir em grupo e ter a possibilidade de analisá-lo e aplicar seus ensinamentos na sua vida, uma vez que aprendizagem da leitura e da escrita de palavras deve ser paralela á aprendizagem da leitura e da escrita do viver.
Professor/a para compreender melhor a relevância do filme para a discussão do tema analfabetismos sugerimos a leitura de algumas sinopses e comentários, do mesmo, contidas nos