compreendendo a origem do capitalismo
AUTORA: PROFª ROSANE AP. BELIEIRO MALVEZZI_ 2014-2
COMPREENDENDO A ORIGEM DO CAPITALISMO
RESUMO
Vamos
apresentar
os estudos introdutórios sobre o surgimento do capitalismo
através de um resgate histórico que marcou o seu inicio. Apoiando-se nas teorias de
Marx pretende-se na explicação de TESE, ANTÍTESE e SÍNTESE. Veremos como se dá a acumulação original do capital, a sua gênese histórica e a relação distante entre o salário pago e o valor do trabalho produzido – MAIS-VALIA. Finalmente faremos uma reflexão sobre as consequências do capitalismo e as relações sociais, sendo que ao se posicionar ideologicamente o profissional de Serviço Social poderá eleger o modo de compreender a sociedade e o homem inserido nela.
Palavras-chave: Capitalismo, Mais-Valia, Karl Marx, Acumulação, Feudalismo.
INTRODUÇÃO
O capitalismo nasceu devido a grandes transformações ocorridas na sociedade, entretanto compreender
sobre
capitalismo é necessário primeiro
analisarmos historicamente o seu surgimento. Antes é fundamental voltar um pouco na história e conhecer os antecedentes históricos que foram marcantes para o surgimento do Feudalismo e consequentemente o Capitalismo.
O Feudalismo surge a partir da queda do Império Romano oriental no final do século V.
Como vocês sabem os romanos eram ótimos guerreiros e conquistaram um grande território para Roma. Como a vinda pessoas aprisionadas pelo regime, as cidades romanas se incharam e com
isso os problemas sociais aumentaram
consideravelmente. E já não davam conta dos desempregados, doentes, desnutridos e escravizados conquistados pelos seus exércitos.
Os antigos romanos costumavam reunir a população esfomeada em grandes eventos sangrentos promovendo espetáculos de lutas entre guerreiros e para distrair a população distribuíam pão como forma de conter a fome que assolava todas as cidades. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos