Fontes de energia
A questão energética faz parte das discussões geopolíticas de todos os países do mundo. É elemento estratégico para os Estados nacionais uma vez que representa importante pilar no processo de desenvolvimento econômico, industrial e social, além de se encontras no centro da problemática ambiental das sociedades modernas.
O grande desafio no mundo atual é equacionar as relações de produção e consumo de energias apoiando-se na perspectiva de utilizar fontes que sejam cada vez mais limpas, renováveis e de baixo custo.
Termos:
Energia primária – é a forma original de energia na natureza - Renovável – formação mais rápida que o consumo - Não renovável – formação mais lente que o consumo Energia secundária – é a energia primária transformada para utilização
Matriz energética – é a energia, principal, disponível para ser transformada, distribuída e consumida em um país.
Energia convencional – é caracterizada pelo grande impacto ambiental e tecnologia difundida
Energia alternativa – é caracterizada pelo baixo impacto ambiental
Tipos de energias:
Carvão mineral - Aspectos positivos: Independência na localização das termoelétricas - Aspectos negativos: Alto grau de poluição durante a queima, fonte não renovável, má distribuição de minas de carvão pela superfície terrestre.Não renovável - Considerações gerais: Pequenas jazidas de carvão, de baixa qualidade no sul do Brasil. Muito utilizado em siderúrgicas.
Gás natural - Aspectos positivos: Energia limpa em seu processo de extração, transporte e utilização. Baixo custo - Aspectos negativos: Não renovável - Considerações gerais: Reservas localizadas nas proximidades das concentrações petrolíferas. Grande utilização nas indústrias de São Paulo e zona Franca de Manaus. Crescente exploração desde a disputa diplomática com a Bolívia, que ainda é nosso principal fornecedor.
Hidroelétrica - Aspectos positivos: