Compostos químicos e seus efeitos sobre a saúde
Efeitos sobre a saúde e providência a ser tomada em caso de acidente:
Sulfato de Cobre (CuSO4) – É tóxico. Sua ingestão aguda pode causar salivação, náusea, vômito, dor de estômago. Outros sintomas podem ser coloração azul das gengivas e da língua, anemia hemolítica, cólica e diarreia com sangue. Em casos mais graves o fígado e os rins são danificados com anemia severa, podendo ocorrer por colapso circulatório. A inalação de pós e névoas desses sais pode irritar o trato respiratório superior. O contato e a exposição direta com a pele podem causar coceira e lesão, nos olhos pode de causar conjuntivites, ulceração na córnea, turbidez e edema na pálpebra. Partículas de cobre embutidas nos olhos podem causar reação, pronunciando um corpo estranho com característica de descoloração do globo ocular.
Se for inalado remova a vítima da área contaminada, mantendo-a deitada, quieta e aquecida, com suas vias respiratórias livres. Havendo parada respiratória tem que ser feita respiração artificial mecânica e se houver dificuldade de respiração, introduzir oxigênio. Avaliar a necessidade de encaminhar ao médico.
Se for ingerido não provoque vômito. Dilua o veneno com grande quantidade de água ou leite e remova-o com lavagem gástrica, a não ser que a vítima já esteja vomitando.
A lavagem gástrica deve ser realizada por uma pessoa com qualificações médicas.
Procurar atendimento médico imediatamente, levando o rótulo do produto.
Em contado com a pele remova as roupas contaminadas. Não apalpe nem friccione as partes atingidas. Lavar com água corrente abundante por 15 minutos e avaliar a necessidade de encaminhar ao médico.
E em contato com os olhos lavar com água corrente abundante por 15 minutos, no mínimo, remover lentes de contato e encaminhar ao oftalmologista.
Sulfato de Níquel (NiSO4) – O contato com a pele e com os olhos pode causar irritação.
Sua inalação por muito tempo pode causar