COMPOSTOS ORGÂNICOS
Neste trabalho o meu objetivo é falar da Importância dos compostos orgânicos na Sociedade. Milhares de substâncias químicas, que contêm carbono, são usadas em laboratórios e na indústria.
Hoje se conhecem mais de três milhões de compostos, uns encontram-se na natureza, mas muitos são sintetizados pelo Homem.
É extraordinária a importância da tecnologia química na sociedade: é a química dos corantes e dos produtos farmacêuticos, do papel e da tinta de escrever, das tintas, vernizes e plásticos, da gasolina e da borracha, dos produtos com que nos alimentamos e do nosso vestuário, e é fundamental para a Biologia e para a Medicina.
O carbono é também é um elemento essencial á vida, entra na constituição de todos os seres vivos.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.
Anfetaminas:
O que é?
Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central. Edellano, em 1887, foi quem primeiro obteve essa substância em laboratório, que só foi utilizada em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial para manter os soldados acordados e mais ativos no esforço de guerra. Ficou evidente também que as anfetaminas, que se mostraram eficazes para deixá-los mais atentos e confiantes, diminuíam a sensação de fome e fadiga.
O Brasil é o maior consumidor mundial de anfetaminas, dado que preocupa as autoridades de saúde pública. Para cada mil habitantes, são consumidos nove comprimidos de anfetamina por dia, uma droga que produz tolerância e traz prejuízos indiscutíveis à saúde.
Como agem as anfetaminas no cérebro?
As anfetaminas e seus derivados exercem determinadas ações químicas sobre o cérebro que provocam excitação, insônia e falta de apetite. As alterações que promovem nos neurotransmissores chamados dopamina e serotonina tornam os indivíduos mais alerta, mais