compostos organicos reaçoes quimicas
2013/2014
Física e Química – Módulo 8- Q7- Compostos Orgânicos. Reações Químicas
Índice
Introdução
Os hidrocarbonetos naturais são compostos que apresentam em sua composição átomos carbono (C) e hidrogénio (H) aos quais se podem juntar átomos de oxigénio (O), azoto (N) e enxofre (S). Mas os hidrocarbonetos na química do carbono são compostos cujas moléculas são constituídas exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio.
Atendendo à grande diversidade de hidrocarbonetos e às ligações entre os átomos de carbono, estes classificam-se em saturados e insaturado.
O estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, consoante o seu baixo ponto de fusão e ebulição, por serem apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são pouco solúveis em água, ou seja, seu grau de dissociação é bastante pequeno até que seja atingido o equilíbrio. Os hidrocarbonetos são subdivididos em alcanos, alcenos e alcinos, podendo ser de cadeias ramificadas, cíclicos ou acíclicos, saturados e insaturados e aromáticos.
Desenvolvimento
Hidrocarbonetos saturados Estes hidrocarbonetos, também são conhecidos por alcanos, e entram na constituição do petróleo e do gás natural. Os alcanos presentes no petróleo compreendem não só parafinas de cadeia linear e de cadeia ramificada, mas também cicloalcanos. Os alcanos são separados do petróleo por destilação fraccionada. O alcano mais simples é constituído por apenas um átomo de carbono e denomina-se metano (CH4), que é o constituinte principal do gás natural. Um hidrocarboneto pode se considerar saturado se os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações covalentes simples e assim cada átomo de carbono faz ligações que lhe são permitidas. São hidrocarbonetos cujo os átomos de carbono se interligam apenas com ligações simples.
Hidrocarbonetos insaturados
São aqueles cuja a cadeia carbonada possui