Composição quimica das celulas
A Biologia Molecular é o estudo da biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interacções entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica.
2. O que diferencia uma ligação química da outra?
A diferença pode estar tanto nos átomos que estão se ligando (iguais ou diferentes componentes químicos), quanto nos elétrons, se eles estão sendo compartilhados ou se eles estão sendo doados.
3. Qual a classificação dos componentes químicos da célula?
Eles podem ser classificados em orgânicos (proteínas, carboidratos, ácidos nucléicos, lipídios...) e inorgânicos (água e sais minerais).
4. Por que o carbono é um elemento tão importante para as células?
Do total dos componentes da célula, 75 a 85% são constituídos de agua, entre 2 a 3% são constituídos de sais inorgânicos e o resto são compostos orgânicos derivados do carbono, os quais representam moléculas de vida.
Os hidratos de carbono representam a principal fonte de energia para a célula, e também são constituintes estruturais importantes da parede celular e das substancias intercelulares
5. Escreva sobre a importância dos três exemplos de polímeros importantes presentes nos organismos vivos.
1) Ácidos nucléicos: formados pela repetição de quatro unidades diferentes, denominadas nucleotídeos; a sequencia linear dos quatro nucleotídeos na molécula de DNA é a fonte primária de informação genética.
2) Polissacarídeos: podem ser polímeros de glicose – com os quais se formam o amido, celulose ou glicogênio – ou podem compreender a repetição de outros monossacarídeos, com os quais se formam polissacarídeos mais complexos.
3) Proteínas: (polipeptídeos) que são constituídas por 20 tipos de aminoácidos